Foco e escopo:

A revista publica artigos científicos originais de professores, pesquisadores, estudantes e cidadãos em todas as áreas do conhecimento, desde a Educação Básica, Técnica eTecnológica, da Graduação até as Especializações lato e stricto sensu. Os autores devem informar se o texto é inédito, isto é, se não foi publicado.

 

Pluralista, a Revista recusa o enquadramento ideológico e político-partidário. O debate acadêmico não pode ser autêntico e dinâmico se estiver prisioneiro do estrabismo político e ideológico dos que se imaginam senhores da verdade, em castelos de marfim.

 

Não se vê na função de converter ninguém e nem se dirige apenas aos convertidos. Entendemos que a realidade é mais complexa do que os os preconceitos e estes não são terrenos férteis para o debate democrático, aberto a novas perspectivas frente a um mundo que exige ir para além do pensamento convencional.

 

A liberdade de expressão, a pluralidade democrática prescinde dos preconceitos e dogmatismos. São necessários coragem e esforço comum, tanto para a crítica como para a autocrítica e também para estar sempre disposto a trocar ideias e polemizar. Isto não significa que as posições políticas-ideológicas individuais expressem o coletivo da revista.

 

Não somos uma organização política-partidária e/ou sindical. Também não aceitamos o pensamento monolítico, seja à esquerda ou à direita. A realidade mundial exige posicionamentos. Uma teoria crítica não será crítica se se afirmar uma pseudo neutralidade científica.

 

A revista não veicula conteúdos racistas, sexistas ou que firam a integridade das pessoas. Ela se define por um princípio ético que poderia ser resumido em duas palavras: honestidade intelectual, isto é, o comprometimento de todos aqueles que colaboram com este espaço de reflexão, no sentido de preservar a integridade da pesquisa crítica, sem qualquer concessão a interesses de cunho partidário, ideológico ou de restrito sentido social.

 

 

Observações:

1. A IF-Sophia nada cobra pelo processamento de artigos a serem publicados;

 

2. A IF-Sophia nada cobra pela submissão de artigos para análise e aprovação de publicação;

 

3. Os autores mantém o Copyright de seus artigos;

 

4. Todos os artigos são cedidos a IF-Sophia, no entanto, mediante prévia solicitação e/ ou citação da publicação feita na Revista, os autores podem publicar os artigos em quaiquer outros meios;

 

5. A Revista IF-Sophia possui registro ISSN, gerado pelo Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica - IBCT

APRESENTAÇÃO/ POLÍTICAS

GPFCT - IFPR

Grupo de Pesquisas Filosofia, Ciência e Tecnologias

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - IFPR

Instituto Federal do Paraná Av. Cívica, 475 - Centro Cívico - Assis Chateaubriand - PR/ BR - CEP.: 85.935-000


​Telefone : 44-98813-1127

Email : jose.provetti@ifpr.edu.br

FIQUE POR DENTRO

Inscrições abertas:

Grupo de estudos filosóficos

IF-Sophia - Assis Chateaubriand

 

 

EVENTOS

 

IF-Sophia - Assis Chateaubriand


© 2014 Grupo de Pesquisas Filosofia, Ciência e Tecnologias - IFPR.

Orgulhosamente criado por Wix.com